Programa Intel® Educar – Fundamentos Básicos

Finalizamos no último sábado, 04/04, os encontros presenciais do Programa Intel® Fundamentos Básicos para professores mediadores. Dos 21 professores inscritos, 16 continuaram até o final. Levando-se em consideração a proposta de execução do Programa – horário livre do professor, sem ajuda de custo, transporte ou diária – 76,19% de freqüência é um bom número a considerar.

O Programa ainda não terminou, os professores devem ainda concluir as 8 horas à distância, onde as atividades eletivas de cada módulo (4 ao todo) são postadas no ambiente on-line do Programa (Plataforma Moodle). Terminada a formação de 32 horas, os professores mediadores formarão, cada um em sua escola, uma turma de 16 a 20 professores para multiplicar o que aprenderam no Programa, após esta etapa, professores mediadores e professores cursistas receberão um certificado de 32h homologado pela CENP, com o atrativo de poder ser utilizado para a Progressão Funcional.

A proposta inicial de formação dos mediadores, previa 4 sábados que tiveram de ser estendidos para 5, em virtude da queda de barreira de acesso à uns dos municípios, causando a ausencia de 8 professores, justificando assim um sábado de reposição.

Os encontros foram ricos e produtivos, os participantes abraçaram com afinco a metodologia do Programa, como pode-se obervar no depoimento do Prof. Antônio no 2º sábado de formação: “esta semana tive a oportunidade de rever minha postura e aplicar algumas sugestões que estudamos no sábado passado”; o professor referia-se naquele momento às discussões acerca do das habilidades para o século XXI.

Soma-se ao sucesso dos encontros presenciais, o compromisso dos professores que aderiram ao programa, o apoio recebido do Dirigente Regional de Ensino Prof. Gabriel Marcos e da Supervisora Coordenadora da Oficina Pedagógica, Profª Fátima Casseb. Graças a estes profissionais foi possível, além de abrir a Diretoria de Ensino no sábado, disponibilizar aos professores mediadores uma pasta contendo: bloco de anotações, caneta esferográfica, caneta marca texto, post-it, crachá e ainda, oferecer um delicioso coffee break em todos os encontros. Ao final de cada encontro, os professores receberam também, uma lembrancinha em forma de marcador de página com o tema da mensagem inicial de sensibilização. No último sábado presencial, foi entregue uma peteca, simbolizando a garra e a perseverança presentes em cada um (“não deixe a peteca cair!”).

Entre as observações realizadas pelos professores nas avaliações de reação temos:

“Foi muito boa, pois o cronograma foi seguido, o grupo discutiu as idéia…Foi ótimo!” – Prof. Paulo Henrique – EE Prof. Veiga Júnior.

“A orientação foi importante para minha atualização. A mediadora senior desenvolveu seu trabalho com grande capacidade.” Profª Ema. EE Santa Rita de Cássia.

“Foi um encontro muito positivo que nos ajudou a refletir sobre práticas na sala de aula, nos deu a luz para melhorar as atividades no dia a dia”. Profª Sandra Regina – EE Otaviano Soares de Albuquerque.

“Muito boa, foi agradável, pois pude sentir que há realmente comprometimento das pessoas que aqui estão”. Profª Daniele – EE Sen. José Ermírio de Moraes.

“Conclui que é muito bom participar de capacitações como essa, onde encontramos colegas que tem vontade de aprender mais e compartilhar esses conhecimentos.” Profª Rejane – EE Profª Elvira Silva.

“Eu gostei muito porque está de acordo com minha realidade. Dei mais um passo importante ao meu aprendizado”. Prof João – EEI Aldeia Uru-ity.

“Conclui que aprender é necessário, todos os dias. A reciclagem é fundamental e a troca de informação faz a diferença” Profª Maria – EE José Muniz Teixeira.

“Conclui que o curso foi além das minhas expectativas, tudo apresentado com clareza e objetividade. Aprender sempre é fundamental. O mediador faz toda a diferença no aprendizado”. Profª Amair – EE Pref. Jofre Manoel.

“Compreendi que temos que estar constantemente aprendendo. Mudanças são necessárias para acompanharmos a evolução da sociedade”. Profª Lúcia – EE Poeta Domingos Bauer Leite.

“Conclui que a colaboração é uma ferramenta importantíssima para nós. Não devemos ter receio de inovar.” Prof. Rogério – EE Bairro do Engano.

“Conclui que por mais que você julgue que saiba, sempre e sempre existem coisas para aprender.” Prof. Antonio – EE Cel Jeremias Júnior.

Algumas fotos dos encontros presenciais:

Foto Intel

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s