Módulo I – Acessa Escola

Realizamos nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro o Módulo I do Programa Acessa Escola para os estagiários que iniciaram seus contratos em 15/02.

Após o café da manhã, estagiários e gestores foram convidados a conhecer a Sala do Acessa da EE Prof. Armando Gonçalves localizada ao lado da Diretoria de Ensino, lá tiveram a oportunidade de conhecer “ao vivo e a cores” uma Sala do Acessa pronta, bem como o funcionamento do sistema Blue Control.

Voltamos à Diretoria de Ensino para inicio dos trabalhos, apresentando o vídeo institucional com as boas vindas da equipe do Acessa, vídeo com a música Tempo Perdido do grupo Legião Urbana, vídeo Buraco no Muro, breve explanação da PCOP Erika sobre a necessidade de aproveitarmos nosso tempo, a filosofia de inclusão digital do Programa Acessa Escola, e, foram entregues aos estagiários tirinhas com perguntas relacionadas a possíveis situações ocorridas na sala do Acessa.

Na orientação foram entregues o kit dos estagiários composto por uma sacola, uma caneta personalizada do Acessa, bloquinho de anotação e 2 camisetas do uniforme e os 3 banners da sala do Acessa.

Seguindo a pauta, os estagiários do Ensino Superior explanaram sobre os regulamentos do estágio, apresentaram os principais conceitos da Sala, a importância do termo de adesão, as competências dos estagiários, os caminhos da informação da FDE até a escola, apresentaram o Ambiente de Gestão, as atribuições técnicas do Estagiário e a Sala de internet, mensageiro   BlueTalk e as ferramentas do BlueControl por meio do simulador, onde todos tiveram a oportunidade de testar cada ferramenta e esclarecer suas dúvidas.

No período da tarde, contamos com a parceria da PCOP de Educação Especial Profª Mirian, que sensibilizou todos os presentes com um recorte do filme Ray Charles, seguindo com a apresentação de definições acerca da cegueira e baixa visão, esclarecendo a todos que cego é aquele que apresenta desde ausência total de visão até a perda da percepção luminosa, sua aprendizagem se dará através da integração dos sentidos remanescentes preservados. E terá como principal meio de leitura e escrita o sistema Braille, abrindo o caminho para que a PCOP de tecnologia Profª Erika, apresentasse o sistema Dos Vox onde todos tiveram a oportunidade de testar alguns dos principais recursos disponíveis.

Seguindo a pauta, a PCOP Erika apresentou a Rede de Projetos do Acessa Escola com dicas de como se tornar um projetista de sucesso e apresentou também os projetos do NRTE: blog do NRTE Miracatu e Blog das escolas, incentivando que todos poduzam, participem e interajam.

Seguiu-se com a retomada das tirinhas onde cada estagiário pode propor soluções para cada situação apresentada, finalizamos o encontro com o vídeo de motivação para o módulo II e com a avaliação escrita do dia, tendo sido todos os registros positivos e cheios de expectativas.

Veja as fotos:

Turma 1 – 22/02

Turma 2 – 23/02

Turma 3 – 24/02

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s