Abertura da Sala de Recursos – Deficiência Visual EE Itariri – Itariri-SP

No dia 24 de outubro foi aberta a Sala de Recursos – Deficiência Visual da EE Itariri, município de Itariri. Na ocasião estavam presentes a Prof.ª Marta, Coordenadora do Núcleo Pedagógico, Prof.ª Mirian, PCNP de Educação Especial, Prof.ª Erika PCNP de Tecnologia, Professor Silvio, diretor da Escola, Professores Coordenadores Guiomar e Rodrigo, Prof. Evandro Daniel, contratado para atuar na sala, mães dos alunos que serão atendidos na sala de recursos e ainda, atendendo ao convite da Diretoria de Ensino, compareceram as representantes do Departamento de Educação do município de Pedro de Toledo, tendo em vista que possuem em sua rede de ensino (5º ano) um aluno cego, que será matriculado no ano que vem na rede estadual, daquele município.

Após breve explanação da Coordenadora Marta e da PCNP Mirian sobre a importância pedagógica da sala de recursos, o Prof. Evandro, profissional cego habilitado em Língua Portuguesa, realizou um breve relato de sua experiência de vida, comentou sobre o acesso aos estudos, o incentivo da família e a utilização do software Dos Vox, na oportunidade, esclareceu algumas dúvidas dos presentes.

Na sequência, a PCNP Erika apresentou as tecnologias assistivas pertencentes ao acervo da Sala de Recurso: computadores com os softwares Dos Vox e Mec Dayse, Lupa Eletrônica, Scanner Plustek que possui dispositivo capaz de copiar e ler os documentos digitalizados, máquina Braille, kit de DVD de livros para MEC Dayse, globo terrestre tátil, reglete, entre outros.

Posteriormente, serão agendados encontros de formação em ATPC a fim de atender as necessidades pedagógicas dos professores e equipe gestora quanto a utilização das tecnologias assistivas, objetivando-se a realização de um trabalho coeso e participativo.

“O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação” (PNEE/MEC/SEESP,2007); assim caminha a Diretoria de Ensino Região de Miracatu.

Familiares, representantes do Departamento de Ed de Pedro de Toledo e equipe gestora da EE Itariri

Familiares, representantes do Departamento de Ed de Pedro de Toledo e equipe gestora da EE Itariri

Prof. Evandro conhecendo o scanner Plustek

Prof. Evandro conhecendo o scanner Plustek

Prof. Evandro explicando o funcionamento da máquina Braille.

Prof. Evandro explicando o funcionamento da máquina Braille.

Profª Marta, Profª Mirian, Profª Erika, Prof. Evandro e Profª Guiomar.

Profª Marta, Profª Mirian, Profª Erika, Prof. Evandro e Profª Guiomar.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s